Consalus - Consultadoria em Saúde, Lda

    Planear - Projectar - Desenvolver - Avaliar
    INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS DA SAÚDE


Programas Funcionais HospitalaresPlanos Directores Hospitalares

 

A metodologia utilizada pela Consalus na elaboração de um Programa Funcional Hospitalar baseia-se na estreita colaboração com os profissionais da unidade de saúde em estudo (novas instalações ou remodelação das existentes). Esta é considerada uma condição essencial para se alcançar um resultado para o qual contribuíram as diversas sensibilidades e perspectivas, garantindo assim uma eficaz e segura utilização funcional do futuro serviço ou unidade de saúde.

 

Um Programa Funcional bem elaborado assenta:

 

  • Na audição adequada do cliente (gestores e profissionais de saúde);
  • Na compreensão correcta da Missão e Objectivos do Hospital;
  • Na solidez da estrutura da organização funcional prevista ou no upgrade equilibrado da organização funcional existente;
  • Na qualidade da informação recolhida, junto dos profissionais, sobre a organização funcional existente e proposta;


Um bom Programa Funcional tem reflexos na qualidade do Projecto, na futura exploração das infraestruturas e na eficiência global da Unidade de Saúde.

Permite ainda encarar futuras mudanças orgânicas e funcionais sem comprometer a estratégia de desenvolvimento da unidade. Um Programa Funcional não é só uma lista de espaços, quantidades e áreas úteis. A qualidade da organização funcional e operacional da Unidade de Saúde no futuro, depende da estrutura e objectividade do Programa Funcional.

 
Caminho: Entrada Serviços Projecto e Implementação